Sab04222017

Última atualizaçãoSab, 22 Abr 2017 6pm

Esporte

Clima olímpico

Jogos Escolares

Cidade de Congonhas respira esporte.

Foi dada a largada para a competição mais aguardada pelos jovens atletas em idade escolar. Ainda no clima das Olimpíadas Rio 2016, foi realizada, nesta segunda-feira, 17, a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares do Município de Congonhas (JEMC), no Ginásio Poliesportivo Central.

O evento começou com a tradicional entradas das bandeiras. O aluno Gabriel Elias, da Escola Estadual Feliciano Mendes, conduziu a do Brasil. O jovem Vinícius Felício, do Colégio Nossa Senhora da Piedade, levou a bandeira de Minas Gerais, e Raíssa Aparecida Souza, da Escola Municipal João Narciso, desfilou com a de Congonhas.

Depois foi a vez dos desfiles das delegações das 14 escolas participantes, que entraram no Poliesportivo ao som da música "Alma e Coração", tema das Olimpíadas Rio 2016. Os hinos do Brasil e de Congonhas foram entoados em seguida.

Outra referência aos jogos do Rio foi o acendimento da pira. "Foi muito emocionante e uma honra entrar com o Fogo Olímpico. Eu gosto muito de esporte e pratico desde os meus 8 anos. Este ano, no JEMC, vou competir jogando futsal", contou a estudante Yasmim Costa, 14 anos, atletavice-campeã dos Jogos Escolares de Minas Gerais na modalidade Peteca, que foi convidada a entrar com o Fogo Olímpico.

Os estudantes, guiados pelo atleta Douglas Henrique, fizeram um juramento para o bom andamento dos jogos. As alunas da E.M. João Olyntho Ferraz também participaram da cerimônia, com a apresentação de ginástica rítmica "Os Arcos Olímpicos".

Por fim, a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Resende, anunciou a abertura dos jogos. "Agradeço a todos os professores de Educação Física, os diretores das escolas e toda a equipe organizadora do evento pelo empenho na realização dos jogos. Agradeço também ao prefeito Zelinho, por saber da importância de incentivar ações como esta, e ao secretário de Esporte e Lazer, José Lúcio de Castro, pela parceria. Hoje, o Poliesportivo é um local arejado, bem cuidado e precisamos preservar este espaço. A competição é muito importante e o esporte é um dos recursos de formação do cidadão. Declaro aberto os Jogos Escolares do Município de Congonhas!”, destacou.

O JEMC
Cerca de 700 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, com idade entre 11 e 16 anos, participam do evento promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer. Estão acontecendo competições nas modalidades Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol. Os jogos são realizados na Escola Municipal Dona Maria de Oliveira Castanheira (Campinho), no CEMEI-Pingo de Gente (Dom Oscar), no Ginásio Poliesportivo do Dom Oscar e no Ginásio Poliesportivo Central (Praia).

Foto: Por Secom