Sex06232017

Última atualizaçãoQui, 22 Jun 2017 6pm

Ecologia

5º Prêmio Gerdau Germinar

Educação Ambiental divulga vencedores.

O Programa Gerdau Germinar divulgará neste dia 28 de junho, os vencedores da quinta edição do Prêmio Gerdau Germinar de Educação Ambiental. A cerimônia ocorrerá às 19h, na Sede Social da Associação Esportiva do Alto Paraopeba (AEA), em Ouro Branco. Realizado com o direcionamento do Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da Companhia, o Prêmio Gerdau Germinar de Educação Ambiental foi criado para estimular as escolas no desenvolvimento de projetos que possam fazer diferença e estabelecer ganhos mútuos na relação entre as pessoas e o meio ambiente.

Na edição deste ano, foram inscritos 93 projetos, divididos seis categorias: Sementinha (educação infantil), Raiz (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), Categoria Folha (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental), Categoria Fruto (Ensino Médio), Categoria Flor (Ensino Especial) e a Categoria Árvore (níveis técnico e superior). A avaliação de cada uma delas será realizada por uma comissão julgadora, formada por profissionais de educação, educação ambiental, meio ambiente, comunicação, engenharia e responsabilidade social.

Os vencedores receberão R$10 mil, que serão utilizados para implantação e execução do projeto. Todas as equipes premiadas terão o acompanhamento da Gerdau para o desenvolvimento da ação, com o intuito de colaborar para o alcance dos resultados esperados.

Sobre o Programa Gerdau Germinar

Realizado em conjunto pelas áreas de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da empresa, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada
para a prática da educação e conservação ambiental, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde 1990, ano de lançamento do programa, mais de 250 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações do projeto. Além de cursos para educadores, a iniciativa oferece ainda oportunidades de visitas técnicas, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, abrangendo alunos e professores das redes de ensino da região de Ouro Branco.

O Programa dispõe de um centro de educação ambiental - o Biocentro Gerdau Germinar - com 48 hectares de área preservada e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O Biocentro também atende colaboradores da Gerdau com ações para motivar a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

Foto: Divulgação  / Biocentro Gerdau Germinar - Ouro Branco/MG

“Sapia”

Ele está de volta

Mas que um grande comunicador uma figura impar.

Após ter participado da imprensa em C. Lafaiete/MG, o comunicador Ricardo Sapia está de volta a Minas Gerais. Depois de um programa de TV na nossa região, o apresentador se mudou para capital mineira e em 2010 foi transferido para Rede Record na cidade de Salvador-BA, como ancora do programa “Estado Cidadão”.

De retorno à terra do “Pão de Queijo”, Sapia agora reforça o time da recém inaugurada Rádio Super Notícia FM, 91.7, que entrou no ar no último dia 12/6, em Belo Horizonte. Pelo novo dial da notícia, Sapia agora apresenta o programa “Alerta Super” que vai ao ar de segunda à sexta-feira, sempre às 16h30.

Na programação, ele continua o mesmo polêmico; seu trabalho dá espaço ao cidadão e mostra uma realidade crua dos municípios, onde as mazelas do poder público são sempre bem abordadas pelo “inoxidável” apresentador.

- “Um canal para a população poder reivindicar seus direitos”, reafirma como sempre, a bandeira do comunicador Ricardo Sapia, agora pela Rádio Super Notícia.

Saiba mais
A Super Notícia FM (91.7) pertence à Sempre Editora, responsável pela publicação dos jornais O TEMPO, Super Notícia, O Tempo Betim e O Tempo Contagem e o Pampulha, além do maior portal de notícias de Minas Gerais. Para a presidente da empresa, Laura Medioli, essa é uma oportunidade de ampliar ainda mais o contato do grupo com o público. “O rádio tem como característica estar mais perto das pessoas e ser um companheiro. O Super já tem essa identificação com a comunidade, e a rádio vem para consolidar ainda mais esse processo”, diz Laura.

Foto: Divulgação Jornal O Tempo 

Estágios

Prefeitura abre inscrição

O Governo do Município de Conselheiro Lafaiete/MG estará recebendo na próxima semana, inscrições para estágio curricular/obrigatório não remunerado, referente a qualquer curso ou área de formação, de nível superior ou técnico, para atuar nos setores correlatos da Administração Pública Municipal.

O período de inscrição será entre os dias 30/01/ e 03/02, no horário de 12:00 às 16:00 horas.

As inscrições serão realizadas no respectivo setor onde o candidato tenha interesse em realizar o estágio.
Requisitos:
• Convênio vigente com a Instituição de Ensino;
• Instituição de ensino ter seguro de vida contratado em favor do estagiário.
Documentação
• Declaração de matrícula emitida pela instituição de ensino;
• Celebração de Termo de Compromisso de Estágio;
• Documentos pessoais do candidato.
Maiores Informações pelo telefone: (31) 3769-2569.

Educação

IFMG de Ouro Branco

Semana Acadêmica de Engenharia Metalúrgica.

O Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus com sede na cidade de Ouro Branco/MG promove a Semana Acadêmica de Engenharia Metalúrgica 2017; o evento é organizado por professores e alunos do diretório acadêmico de Engenharia Metalúrgica. O encontro é aberto e conta com palestrantes de renome internacional. As pessoas que desejam ganhar certificado de participação no evento devem se inscrever gratuitamente em www.saem2017.clivre.com.br.

Programação
Na terça-feira (16)a palestra magna de abertura será com o internacionalmente reconhecido professor Chris Pistorius, daCarnegie Mellon University.
Na quarta-feira (17) a palestra é do Dr. Vicente Trindade, professor e gerente de pesquisa e desenvolvimento da VSB.
Na quinta-feira (18) Paulo Santos e Nayara Souza, ambos da AMG Mineração estarão no evento falando sobre o Mercado, Produção e Aplicação de Antiligas de Alumínio, Nióbio e Tântalo.
Na sexta-feira (19) o encerramento do evento fica por conta de Wesley Almeida em uma emocionante palestra sobre a importância dos EPIs.
A semana acontece na Associação dos Aposentados da Açominas e na Unidade 1 do IFMG Campus Ouro Branco e conta com apoio da Celebrer Eventos, da OdontoArte Odontologia Especializada, da Vallourec Soluções Tubulares e do Posto Profetas em Congonhas.

Foto: Divulgação 

UFMG promove

Evento acontece no Museu de Congonhas

1º Simpósio da Conservação e Preservação da pedra.

Acontece no Museu de Congonhas entre os dias 14 e 16 de dezembro o 1° Simpósio Brasileiro de Caracterização e Conservação da Pedra. O evento é organizado pelo Laboratório de Caracterização Tecnológica de Rochas com Aplicação Industrial da Universidade Federal de Minas Gerais (LABTECRochas – UFMG), em parceria com diversas instituições, como o IPHAN e tem apoio da Fumcult e do Museu de Congonhas.

O Simpósio busca debater e difundir o conhecimento na área da caracterização e da conservação de materiais pétreos aplicados no patrimônio cultural do Brasil. Seu público-alvo são profissionais, pesquisadores e estudiosos dos materiais pétreos, de cursos de graduação e pós-graduação em Geologia, Arquitetura, Engenharia de Materiais, Engenharia Civil, Conservação, entre outras.

Saiba Mais
http://cpmtc-igc-ufmg.org/labtecrochas/simposio.html