Seg07242017

Última atualizaçãoSex, 21 Jul 2017 8pm

Comunidade

Comunidade

Clube Santa Cecília

129 anos de muitas histórias

"INFORME PUBLICITÁRIO"

Com slogan “Clube da Família” o centenário Clube Santa Cecília, comemora neste próximo sábado 129 anos de muita tradição e história.

Uma agenda de festividades foi organizada para as comemorações alusiva a data. As 10:00 horas, uma missa será celebrada pelo Padre Paulinho.

Em noite de gala, um baile com início previsto para as 22:00 horas, abrilhanta o aniversário . Ao som de Rogério Afonso, John Michael & Banda, o grupo realiza um show, com um grande repertório para agradar todas as idades.

Em entrevista ao jornal Atual, o presidente Cecílio Caetano Rodrigues (FOTO), mencionou sobre o prazer de estar à frente da diretoria e afirmou: “Meu orgulho é poder fazer parte desta tradição, onde a família e o respeito pelo associado caminham lado a lado, aqui no Clube Santa Cecília”.

Durante o bate-papo informal, o Prof. Cecílio mencionou os destaques do clube social. “Nossa Sauna pode ser considera uma das melhores da região, realizamos bailes tradicionais e temáticos como a Noite Cigana, Festa Ploc, Festa a Fantasia e Noite do Bolero, eventos que já se transformaram em tradição para cidade”.

- Recentemente tivemos oportunidade de receber das mãos do Governador, em solenidade no Palácio da Liberdade na capital Belo Horizonte, instrumentos musicais para a corporação Musical Santa Cecília, uma das agremiações musicais mais antigas do Estado, que vem sendo reconhecido pelo trabalho apresentado em prol das Bandas Musicais Mineiras.

Ao término, o presidente afirmou, todo trabalho e amor prestado ao clube Santa Cecilia é graças aos grandes nomes que fazem parte da atual diretoria, finalizou.

Foto: Divulgação / No clube, o maior patrimônio é o bom ambiente, onde sua família é sempre bem recebida. Santa Cecília, padroeira dos músicos e do clube tradição centenária em Conselheiro Lafaiete.

 

Informe Publicitário

Leitores e anunciantes

Comunicado da redação

Em virtude de manutenção interna, comunicamos aos usuários que estaremos realizando nesta sexta-feira 21/7/2017 até o próximo dia 31/7/2017, serviços para melhorias em nosso sistema de informação.   Sempre pensando em você, internauta da notícia, agradecemos a credibilidade disponibilizada nestes últimos 16 anos de existência.

Jornal Estadoatual  – O PRIMEIRO JORNAL ELETRÔNICO EM TODO  ALTO PARAOPEBA 

Agressões

Pelas ruas da cidade

Internautas promovem protestos e pedem maior segurança das autoridades.

Uma sequência de casos, envolvendo mulheres agredidas, gratuitamente, por um homem nas ruas de Conselheiro Lafaiete/MG, está causando Indignação entre internautas. Toda população tem cobrado maior segurança e a prisão do autor deste caso.

Numa promessa de fazer justiça com as próprias mãos, já existem grupos prontos para localizar e identificar o covarde; conforme alguns relatos, se o autor não for encontrado, “nos iremos resolver está situação”, foram às últimas postagens de revolta, contra este homem que vem atualmente agredindo gratuitamente, mulheres pelas ruas da cidade.

O vídeo com a foto do acusado anda sendo amplamente divulgado pelos internautas, certamente uma rápida resposta das autoridades pode evitar problemas futuros como um possível linchamento do suspeito.

Foto: O vídeo foi registrado por uma câmera de segurança  na rua Pernambuco, local muito movimentado e próximo a uma escola

Lazer

Arraiá “Lar de Maria”

Nesta fria quinta-feira tem quentão. 

Acontece nesta quina-feira (6/7), no Clube Santa Cecília, em Conselheiro Lafaiete/MG, o “III Arraiá Beneficente do Lar de Maria”. A festa terá início às 18h com muita comida típica e show com regional com “Douglas e seus Teclados”. A renda será revertida para as ações da entidade. Os ingressos estão serão vendidos à R$ 10 reais, na sede da entidade, Alameda Dois de Novembro, 131, Centro ou no local do próprio evento.

Foto: Ilustração – Divulgação Internet / Nesta quinta-feira é dia de “arraiá”

Pelas ruas de Ouro Branco

Município remove carcaças de carros 

Por meio do trabalho do Governo Municipal, uma pilha de sucata veicular deixou de obstruir vias públicas.

Entre os dias 28 e 29 de junho, fiscais municipais e servidores da Limpeza Urbana realizaram ação de recolhimento de carcaças veiculares depositadas em diversas ruas da cidade. As áreas observadas contendo maior número de veículos abandonados foram o Centro e o bairro Luzia Augusta. Ao todo, foram recolhidas cinco carcaças. Proprietários de veículos não considerados carcaças, mas em estado precário de conservação, também foram identificados e serão notificados nos próximos dias para que desobstruam as vias.

Foto: Divulgação PMOB / Todo material recolhido não permite identificar a sua propriedade e foi destinado ao Pátio de Escória. A Administração estudará a melhor maneira de oferecer destinação à sucata retirada das ruas

SEDAS

Inscrições abertas

9ª Conferência de Assistência Social.

O Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS) irão realizar no dia 15 de julho a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. Interessados em participar devem se inscrever na Casa dos Conselhos (à rua São José, nº 62, no Centro) e nos CRAS Alvorada (à rua Felício Rossi, nº 226), Pires (á Rua Cruzul, nº 112) e Região Dom Oscar ( à rua São João Del-Rei, nº 105).

Com objetivo de mobilizar e capacitar os participantes da sociedade civil e do Poder Público, foram realizadas quatro pré-conferências. No dia 1º de junh0 – Território do CRAS/Pires, no dia 7 – Território do CRAS/ D. Oscar, no dia 22 – Território do CRAS/Alvorada e no dia 29 – Território Central, na Câmara Municipal.

A realização das pré-conferências é importante, segundo a presidente do CMAS, Aline Roberta Oliveira, “porque em geral, os representantes de entidades de assistência social, usuários e trabalhadores dessa área possuem níveis distintos diferentes de informações. Dessa forma esses momentos têm o objetivo de nivelar os conhecimentos e informações por meio de debates e relatos de experiências. E o sucesso de uma Conferência de Assistência Social depende da participação popular, que é fundamental para que os objetivos sejam alcançados. A finalidade da conferência é conferir e avaliar o que está sendo realizado à respeito na cidade e propor novas medidas para que a Política de Assistência Social possa avançar ainda mais, para atender às necessidades e direitos de seus usuários”.

A 9ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada no sábado, 15, na Escola Municipal Oscar Weinschenck, à praça Sete de Setembro, nº 10, na Matriz.

Programação:
7h: Credenciamento e café
8h30: Fala do prefeito
8h45: Fala do secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social
9h: Fada da presidente do CMAS
9h15: Leitura e apreciação do Regimento Interno
9h45: Palestra/debate
12h: Almoço
13h30: Apresentação cultural
14h: Trabalhos em grupos
16h: Plenária
17h: Eleição da sociedade civil
17h30: Eleição dos delegados para a Conferência Regional

Grupos de Debates:
Eixo 1 – A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
Eixo 2 – Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
Eixo 3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transparência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
Eixo 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Foto: Arte final & Texto - por Secom – PMC

Em Congonhas

Inauguração do ginásio

Comunidade da localidade de Joaquim Murtinho comemora inauguração

A comunidade de Joaquim Murtinho conta, agora, com um novo espaço de esporte e lazer. O Governo Municipal inaugurou, na manhã deste domingo, 25, o Ginásio Poliesportivo Delci Dias dos Santos, homenageando o jogador do Bangu Esporte Clube, tradicional time de futebol do bairro. Após a Santa Missa, celebrada pelo padre Sérgio Fernandes Tomás, foi realizada a inauguração oficial. A solenidade contou com a presença do prefeito Zelinho; do vice-prefeito, Arnaldo Osório; do secretário municipal de Esporte e Lazer, José Lúcio de Castro; da viúva do homenageado, Maria das Graças Gomes dos Santos, acompanhada da família; do responsável técnico da Engebrum Construtora, empresa responsável pela obra, Leando da Silva Maciel; e da população. Em seguida, foram realizadas partidas de futsal e handball.

Construído nos padrões mais modernos, o ginásio poliesportivo conta com infraestrutura completa, como quadra poliesportiva, arquibancadas, vestiários feminino e masculino, banheiros para o público e com acessibilidade e parte administrativa. O piso recebeu pintura em epóxi, e a iluminação é toda de vapor metálico (400w). O espaço foi construído à rua Nossa Senhora Aparecida, no mesmo quarteirão da lagoa, da Escola Municipal Dr. João Narciso, em frente ao campo de futebol e bem próximo à praça Elza dos Anjos Lopes Cunha, inaugurada no ano passado pela Administração Municipal.

Murtinho
O Governo investiu R$ 666.264,37 na obra, executada pela Engebrum Construtora Ltda., contratada via licitação. Além da Associação Comunitária de Dr. Joaquim Murtinho, o Bangu Esporte Clube e a Escola Municipal João Muniz vão ajudar a administrar o ginásio.

O prefeito Zelinho reforçou que esta é uma conquista da comunidade de Joaquim Murtinho. "Os jovens reivindicavam um espaço para praticar esporte. Assim, fizemos esta bela obra. Quando se tem coragem, determinação e fé é possível vencer. Este ginásio não atenderá somente a comunidade escolar, mas todos os moradores do bairro. É uma conquista de vocês. As nossas obras têm sido um sucesso!", frisou. Para o chefe do executivo, "ao homenagear Delci, estamos homenageando todos os desportistas de Congonhas".

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, José Lúcio de Castro, é uma satisfação inaugurar o espaço, que contou com o trabalho e o apoio não só do Governo Municipal, mas também dos moradores de Joaquim Murtinho. "É muita emoção entregar um ginásio com essa qualidade, com esse carinho e apoio da comunidade. A comunidade, a Secretaria de Esporte e Lazer e todos os setores da Prefeitura estavam envolvidos, colaborando. O Delci foi um exemplo de caráter e de atleta do Bangu e da comunidade do Joaquim Murtinho", destacou.

Sobrinha-neta de Delci, Anaiser Leonard falou em nome de toda a família e agradeceu a homenagem: "Estamos muito felizes pelo belo presente em nossa comunidade. E esse belo presente vem representando o nome de uma pessoa a quem amávamos tanto. O nome Delci vem acompanhado de muitos outros, que até mesmo incentivados por ele, buscaram o esporte como uma forma de lazer e dedicação. Com muito prazer, dedicamos a todos os jogadores do Bangu Esporte Clube, em especial seus netos que ainda jogam no time, e entregamos o nosso grande abraço e admiração. Agradecemos muito, já que o esporte tem a finalidade de unir todos os povos, sem distinção de raça e credo".

Após abençoar o ginásio poliesportivo, o padre Sérgio Fernandes Tomás, reforçou que a comunidade deve cuidar do espaço com carinho. "Que este seja um local de muita paz, união e fraternidade. Vocês têm um espaço que dificilmente se encontra em outras comunidades. Zelem por ele. Estou realmente surpreso com a obra", disse.
Já o bispo da Igreja Rema, Daniel Alfredo Santos, destacou a importância da obra para a comunidade: "Estou muito feliz, enquanto morador de Joaquim Murtinho, em receber este ginásio. Agradeço a obra como membro da comunidade. É um motivo de muita alegria para todos nós. Este é um local ideal para passar o tempo com a família. É um grande benefício para a sociedade".

Para a assistente comunitária de saúde, Marilda Cardoso, o equipamento esportivo será de grande utilidade para o bairro. "Foi um benefício muito grande para a comunidade do Joaquim Murtinho. Vai ser bom para atrair os jovens. Também temos o grupo de ginástica na Unidade Básica de Saúde (UBS) e as aulas poderão ser feitas aqui", conta.
Jogando na ala esquerda, Pedro Márcio Guimarães, 11, foi um dos primeiros atletas a estrear o ginásio. "Estava ansioso para jogar. Achei o ginásio muito bom!", completa.

Moradoras do Joaquim Murtinho, Letícia Maria Maia Souza, 10, Camila Oliveira Costa, 9, e Nicole Eduarda Silva, 9, estavam empolgadas com o novo ginásio poliesportivo: "Ele é muito bonito e legal! Adoramos jogar basquete, futsal, vôlei e handball. Queremos muito jogar aqui. É melhor que a quadra da escola".

Homenageado
Nascido em 19 de setembro de 1946, Delci Dias dos Santos começou a jogar futebol no Bangu Esporte Clube, time amador de Joaquim Murtinho, aos 12 anos, e parou somente aos 45, devido às fortes dores que sentia nas pernas. Com a evolução de sua trombose, perdeu os dois membros inferiores, e acabou falecendo em abril de 1996, aos 49 anos. Delci, considerado o melhor jogador de futebol local, foi casado com Maria das Graças Gomes, com quem teve três filhos: Aleilson, Aleilma e Alonso.

Foto & Texto: Assessoria de Comunicação - Por Secom /PMC

Morre “Henrique Lanches”

Vítima de acidente automobilístico

Um garçom muito conhecido de todos os lafaietenses.

Faleceu neste domingo (2/7), vítima de um acidente, o garçom Henrique Dutra, conhecido como “Henrique Lanches”, Dutra foi proprietário de um trailler de lanches na avenida Telésfero Cândido, centro comercial de Conselheiro Lafaiete/MG. Atualmente Henrique trabalhava como garçom no restaurante Mirante, com sede na praça do Cristo.

Conforme informações iniciais, o carro que ele dirigia, teria batido de frente contra uma caçamba de entulho na rua Tenente Porteira, no bairro Arcádia. Militares do Corpo de Bombeiros estiveram no local para prestar atendimento, e conduziram para atendimento no Hospital Maternidade São José, durante socorro Henrique não resistiu e faleceu, vítima de um traumatismo craniano.

Da redação
Nossa redação comenta com pesar o falecimento deste antigo colega de rádio Amadorismo, que durante anos, participava de boas conversas com amigos da região, nos seus casos sempre divertidos. O corpo do garçom foi velado no Cemitério Jardim do Éden, sendo sepultamento, às 15h, desta segunda-feira.

Foto: Divulgação Rede Social / Álbum de Família

Em luto

Morre Cibele Belavinha

A cidade acordou mais triste, faleceu a conhecida Cibele Aurora Bellavinha. Cibele teria passado mal na tarde de sábado e na sequência, falecido, deixando uma profunda tristeza entre amigos e parentes. Dona de um sorriso contagiante, jamais perdeu a oportunidade de fazer amigos. Filha de Naná Bellavinha e José Rodrigues Martins (in memorian) deixa uma filha, Gabriele, e os Irmãos Gilmar, Arnoldo e Rogério. Seu corpo está no velório São Jorge. O sepultamento acontece às 17h desta segunda-feira (19/6), no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, em C. Lafaiete.

Foto: Divulgação Rede Social /  A família do JORNAL ESTADOATUAL lamenta a triste notícia

Sub-categorias